| 1” Comentários

Eu sempre acreditei na força que os blogs literários possuem para colaborar com as editoras na divulgação de seus produtos, mas não é somente por causa da divulgação que mantenho firme o desejo de estabelecer parcerias com os blogueiros, é também por conta da admiração que esse movimento despertou em mim, de ver tantas pessoas, a maioria ainda muito nova, mergulhando fundo no universo literário.

Todos sabem que tenho grande vontade de incentivar as parcerias para que cada vez mais pessoas façam parte da blogosfera literária, e, na medida do possível, colaborar para que os parceiros produzam material de qualidade e de interesse para o público leitor.

E, por falar em produzir um bom trabalho, quero destacar o blog parceiro “Leitora Viciada” como um dos parceiros Alcantis que pode ser referência em comprometimento e qualidade para quem está iniciando seu blog agora.

Foi por causa da qualidade do trabalho que a Tatiana Jimenez (Tatinda) produziu no Leitora Viciada, não digo nem em relação ao conteúdo da Alcantis, que ainda é muito pouco, mas de tantos outros conteúdos publicados no seu blog, que investimos em sua vinda para o Rio de Janeiro para que ela estivesse na XV Bienal do Livro Rio.

A vinda dela foi muito produtiva, e até mesmo um concurso entre blogs ela venceu, mesmo disputando com blogs que possuem mais de 4000 seguidores, e tudo por conta da qualidade do trabalho bem planejado e elaborado.

Atualmente, tornou-se integrante do grupo Ponto do Autor, mesmo tendo de abrir mão de futuras indicações que pudessem surgir para o seu blog nos prêmios e eventos promovidos pelo grupo.

O que falta a tantos blogs existentes para que obtenham sucesso, mesmo com poucos seguidores? Por que alguns blogs com 3000, 4000, 6000 seguidores não possuem volume efetivo de comentários e interesse por parte dos seus “seguidores”?

Nas palavras da blogueira:

“O problema de muitos blogs está na atenção que dão ao que fazem, muitos estão saturados de parcerias, por exemplo. São obrigados a divulgar muitas coisas de muitos parceiros. Muitos blogueiros não têm tempo para escrever um texto atraente, pesquisar sobre o assunto, e fazer algo diferenciado. Então, numa divulgação, dão ctrl+c e ctrl+v no texto que recebem por e-mail, e só. Acho que é aí que mora o problema de muitos blogs: preguiça, falta de criatividade e tempo. Você entra num blog e ao visitar outro, corre o risco de ver o mesmo texto.”

Em nome da Alcantis quero parabenizar o blog parceiro Leitora Viciada por seu comprometimento com o trabalho que faz na blogosfera literária.

Saudações literárias!
Roberto Laaf
If you have enjoyed this entry. Please feel free to bookmark it using your favorite social bookmarking site

One Response so far

  • Lola B. says:

    Sábias palavras. Realmente, muitos blogs acabam transformando a literatura em moeda de troca, e mesmo tendo inúmeros seguidores acabam não postando um conteúdo adequado porque tem muito a divulgar.
    Parcerias não são, aliás, não deveriam ser, feitas para ganhar livros de graça.
    E a troca de informações? E conhecer pessoas novas, novos livros, novas editoras? E dar a poio a quem está começando ou quer se firmar? Não vale, não é importante?
    Parceria serve para isso: apoio.
    Devem ser abolidos os pensamentos mesquinhos, blogs literários devem servir a literatura, a paixão por mostrar ao mundo o tanto de livro bom que existe. E não para mero favorecimento.

    Beeeijos Roberto, espero ler sua trilogia em breve 0/
    Sucesso!
    @pirulitolimao

  • Postar um comentário